Tese de doutoramento aborda impacto do marketing estratégico nos alunos

A investigadora Marisa Motta Queiroz está a estudar o impacto e a eficácia que o marketing estratégico pode ter no estímulo à utilização de transportes públicos pela comunidade estudantil pré-universitária, recorrendo nomeadamente ao transporte escolar.

No âmbito da sua Tese de doutoramento em Sistemas de Transportes, no Instituto Superior Técnico (IST) – cuja orientação está a cargo dos professores Filipe Moura (IST) e Pedro Celeste (Universidade Católica) – a investigadora e quadro do Metropolitano de Lisboa, Marisa Motta Queiroz, está a levar a cabo um trabalho que pretende sensibilizar os alunos para o transporte público escolar. Atualmente estão a decorrer diversas atividades junto das escolas do ensino básico e secundário dos concelhos de Oeiras, Cascais e Sintra. Previamente a estas ações, foram dirigidos 2920 inquéritos a alunos e aos respetivos pais/encarregados de educação, que abrangem idades dos 6 aos 18 anos, para diagnóstico dos seus padrões de mobilidade e perceção das famílias dos alunos sobre os transportes públicos, nestes três concelhos mais periféricos da Área Metropolitana de Lisboa. A amostra recolhida abrange dez escolas do ensino básico e secundário, tendo-se obtido uma taxa de resposta de 57% (1667 respostas válidas). Segundo Marisa Queiroz, «o programa de sensibilização ao Transporte Público Escolar envolveu 3 atividades: Sessões Públicas de Brainstorming; Atividades de Bus Paper; e Ações de Gamification».

As quatro sessões públicas de Brainstorming contaram com a participação de 180 pessoas abrangendo todos agentes diretamente envolvidos e interessados neste programa: os alunos, e respetivas associações; os professores e dirigentes das escolas; e, os pais (ou encarregados de educação) e respetivas associações.

Já os quatro Bus Paper realizados envolveram cinco escolas, 100 alunos e alguns professores. «Estes Bus Paper procuraram sensibilizar os estudantes, de forma pedagógica e divertida, para o planeamento e organização das suas viagens regulares, recorrendo aos vários modos de transporte público disponíveis nos seus trajetos. Esta abordagem inclui desde atividades simples como consultar e conciliar horários de vários operadores; mas, também, apelar à criatividade dos alunos através de técnicas de storytelling e do marketing sensorial, pedindo-lhes para descreverem as características da sua “viagem desejada”, i.e., como seria a “melhor experiência” de uma viagem em transporte público (TP). Com estes relatos, pretende-se alertar os operadores, as escolas e os pais (ou encarregados de educação) para os desejos destes alunos no que respeita a utilização de TP», revela a investigadora.

Finalmente, terão lugar as ações de Gamification que consistem na realização de jogos de mobilidade em quatro escolas e com 246 alunos, dos quais se destaca a “Serpente Papa-Léguas” (comumente designado como Traffic Snake Game), em parceria com a ACA-M (Associação de Cidadãos Automobilizados)e a Mobiel 21. De acordo com Marisa Queiroz, «a Serpente Papa-Léguas é uma campanha criada para incentivar as crianças, pais e professores a recorrem a modos mais sustentáveis nas viagens casa-escola, através de jogos. No essencial, estes jogos permitem contabilizar o impacto das ações de sensibilização e formação no comportamento da mobilidade destas comunidades, durante as duas semanas do jogo e após este período (procurando, também, quantificar o impacto a mais longo prazo)».

Marisa Queiroz salienta que «para além da comunidade escolar, a implementação deste programa de ações só foi possível graças ao apoio dos operadores de transportes dos concelhos em estudo, designadamente, a Vimeca Transportes e a Scotturb, que disponibilizaram o transporte; e os prémios aos vencedores; a SONAEMC com a oferta de lanches da sua marca Continente e da Decathlon “Parque em Forma”, que permitiu aos jovens utilizarem equipamentos de mobilidade ativa (bicicletas, skates, wave skateboard, etc.) numa das atividades do Bus Paper».

Os 18 vencedores foram contemplados com passes gratuitos dos operadores de transportes dos concelhos em que as escolas estão inseridas (a Vimeca Transportes e a Scotturb), por forma a poderem usufruir dos transportes públicos.

Esta iniciativa inovadora, procura aproximar os agentes diretamente envolvidos na problemática da mobilidade associada às escolas, através da estruturação de um Triângulo de Ação formado pelos Pais (ou encarregados de educação), pela Escola, e pelos Operadores de Transporte Público.

Complementarmente, estas ações visam promover a atividade física da comunidade escolar e uma maior inclusão dos alunos de Educação Especial.

Para a investigadora, «no fim desta investigação, espera-se desenvolver uma metodologia de marketing estratégico para a definição de programas de ação no terreno que promovam a associação da experiência da utilização do Transporte Público a sensações positivas e de felicidade na comunidade escolar. A expectativa é que estas sensações consolidem memórias igualmente positivas e de felicidade que conduzam a opções mais sistemáticas de uma mobilidade mais ativa e sustentável a longo prazo, nomeadamente nos jovens quando tiverem uma idade adulta».

Publicado em Transportes em Revista de Abril 2018, pp. 34-35.