Skip to content

Só 20% dos jovens usam transportes

Filipe Moura e Mariza Queiroz falam ao Expresso sobre mobilidade em idade escolar.

Mais de metade das crianças vão de carro para a escola. Pais têm medo de deixar os filhos irem sozinhos

Cada vez que os alunos entram de férias, o trânsito nas cidades diminui. O efeito é imediato, uma vez que mais de metade das crianças vão de carro para a escola. Levar os filhos é, precisamente, um dos principais motivos das deslocações diárias nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. E os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que apenas 20% dos jovens até aos 24 anos usam transportes públicos. Perante este cenário, os especialistas em mobilidade defendem que a criação de soluções ao nível do transporte escolar é uma das medidas mais determinantes para reduzir o uso do automóvel.

Ir para a escola à antiga

“Não acho que a solução para o transporte escolar passe pelo típico autocarro amarelo americano, mas sim usar os transportes que existem. É preciso montar campanhas de comunicação para incentivar o seu uso”, defende Filipe Moura, professor do Instituto Superior Técnico (IST). “Se houver mais proximidade entre os operadores dos transpores e as escolas, será possível perceber os ajustes necessários nos percursos das carreiras de autocarros.”

É esse o tema da tese de doutoramento  de Marisa Queiroz, que trabalha há 30 anos no Metropolitano de Lisboa. COm base num inquérito feito em escolas de Cascais, Oeiras e Sintra, diagnosticou os padrões de mobilidade e a perceção de pais e alunos sobre os transportes públicos, antes de pôr em prática jogos e desafios de sensibilização, envolvendo a Vimeca e Scotturb, que gerem a rede de autocarros local. “O objetivo é agora perceber o impacto destes estímulos. Se nada tiver mudado no nível de utilização dos transportes, é sinal de que o esforço terá de ser maior ainda. Se tiver havido mudanças, a solução estará mais à mão.”

Texto de Raquel Albuquerque

Publicado em https://expresso.pt/sociedade/2019-04-19-So-20-dos-jovens-portugueses-usam-transportes-publicos a 19 Abr 2019