Como convencer as crianças a usar Transportes Públicos nas suas deslocações para a escola?

A Mariza Queiroz foi ao 90 segundos de ciência falar sobre a sua tese de doutoramento.

Esta iniciativa visou promover o uso do autocarro na deslocação dos jovens da área metropolitana de Lisboa entre a casa e a escola.

Mariza Queiroz, investigadora em sistemas de transportes no Laboratório U-Shift do Instituto Superior Técnico (IST), desenvolveu um estudo com jovens dos 6 aos 18 anos, em escolas de Cascais, Oeiras e Sintra, com o intuito de promover a utilização de transportes públicos nas deslocações casa/escola.

Neste sentido, Mariza Queiroz desenvolveu uma estratégia de marketing complementada com diferentes técnicas analíticas de modelação de transportes, com o propósito de aferir que fatores têm maior peso na decisão da escolha do meio de transporte na deslocação para a escola.

“Existiram aqui dois eventos que fizeram a diferença, um foi os operadores de transporte público, neste caso de autocarros, terem ido às escolas divulgar os seus produtos e esclarecer as dúvidas que os pais tinham. O outro evento foi o facto de os jovens desconhecerem que havia uma app relacionada com os transportes, que lhes permitia escolher o melhor modo para as suas deslocações”, revela.

Estes dois eventos promoveram um aumento considerável na adesão dos alunos destas escolas ao uso do transporte público nas suas deslocações.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | IST

Publicado em https://www.90segundosdeciencia.pt/episodes/ep-1108-mariza-queiroz/ a 9 Junho 2021