Grandes manchas urbanas, temperaturas elevadas, relevos bastante acidentados, falta de segurança… Quais são os caminhos para promover o uso das bicicletas como alternativa de mobilidade nas cidades brasileiras?
Para aprofundar o tema, neste episódio recebemos Glaucia Pereira, fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana e diretora e integrante da Cidadeapé, e Rosa Félix, investigadora em mobilidade urbana em bicicleta do laboratório U-Shift.
Nascida em São Paulo, Glaucia Pereira é especialista em mobilidade urbana. É bacharel em Física pela USP e mestre em Administração de Empresas com ênfase em métodos quantitativos, também pela USP. Tem treze anos de experiência em mobilidade urbana, sendo dez deles na área de pesquisa da CET, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. É fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana e foi diretora e é integrante da Cidadeapé – Associação pela mobilidade a pé em São Paulo.
Nascida em Lisboa, Rosa é investigadora em mobilidade urbana em bicicleta do laboratório U-Shift. É doutorada em Sistema de Transportes pelo Instituto Superior Técnico, e foi visiting scholar na Portland State University. Participou da elaboração do Plano de Mobilidade Ciclável da Câmara Municipal de Loulé, e na integração da Rede EuroVelo em Portugal. Colabora na Cicloficina dos Anjos, uma oficina comunitária de bicicletas e em projeto com a Câmara Municipal de Lisboa.
Ouça:
Disponível também em Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Pocket Cast ou RadioPublic.
Para fazer o download do episódio, clique aqui.
Links:
- Build it and give ‘em bikes, and they will come: The effects of cycling infrastructure and bike-sharing system in Lisbon
- Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030
- Multiplicidade Mobilidade
- Mercado de Bicicletas no Brasil
- Menos carros elétricos, mais bicicletas e ônibus elétricos
- Mapa de Declives de Rede Viária
- Site Rosa Félix
Podcast de Anthony Ling Marcos Paulo Schlickmann, publicado originalmente em https://caosplanejado.com/podcast-cp-36-bicicleta-e-mobilidade-urbana/ a 26 de Novembro 2020.